sobre mim

"Ouço Bach para acreditar em Deus, Beethoven para acreditar no homem e escuto Mozart para saber que Deus e o homem podem estar bem próximos um do outro."

o professor

A música esteve presente desde cedo na vida de Euclides Marques, professor de violão e sócio do Espaço Uirapuru. Aos cinco anos de idade, cantava e tocava sanfoninha de oito baixos com o pai na cidade de Penápolis, interior de São Paulo, cidade onde nasceu.

Formado em música pela UNICAMP, Euclides atua hoje como professor de violão de 6 e 7 cordas, arranjador, músico de estúdio e concertista.

Já se apresentou ao lado de músicos como Zé da Velha, Rolando Boldrin, Guinga, Hamilton de Holanda, Roberto Menescal, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Monarco e Moacyr Luz.

Gravou seu primeiro disco “Remexendo”, em duo com Luizinho 7 Cordas, no ano de 2006, projeto ganhador do Prêmio Rival-Petrobrás 2008 como melhor arranjo instrumental, bastante elogiado por nomes como Sérgio Cabral, Altamiro Carrilho e Beth Carvalho.

Entre os trabalhos de produção e arranjo, atuou no disco de canções em ritmo de bossa-nova do compositor japonês Kiyoshi Hasegawa, lançado em 2009, junto ao violonista Luizinho 7 Cordas e as cantoras Fabiana Cozza e Vivi Keller.

Também foi produtor musical e arranjador do elogiado disco João Borba – “Eu Comigo e Meus Amigos” (Prêmio Botucanto 2010) e “Brasileiro Tem”, da Banda Funkenstein.

Entre os mais recentes trabalhos, Euclides faz parte do Grupo Gato Preto, ao lado do vibrafonista André Juarez, tendo realizado apresentações no Brasil, Boston, Paris, Lima, México e Patagônia.

No trabalho de composição, arranjo e interpretação, Euclides Marques procura valorizar os temas brasileiros, em recriações que revelam a força e a beleza das composições musicais e a singularidade de nosso violão.

vídeos