sobre mim

"A música faz o músico conversar com Deus."

o professor

Considerado um dos maiores instrumentistas do choro e do samba no Brasil e exterior, Luizinho é figura fundamental na história da música brasileira.

Aprendeu a tocar violão aos seis anos de idade com seu pai, e logo já passou a acompanhar o bandolinista Jacozinho, na cidade de Santos – SP. Posteriormente, acompanhou grupos como Conjunto do Dadinho e Primas e Bordões, de Walter Caetano.

Entre as diversas marcas de sua carreira, destaca-se a premiação “Revelação”, do Primeiro Festival Nacional do Choro promovido pela TV Bandeirantes, prêmio em que recebeu das mãos do já consagrado Dino 7 Cordas, “pai” do violão de sete cordas no Brasil, sua grande influência. Anos mais tarde, Dino declara em entrevista a uma rádio carioca que Luizinho era um de seus preferidos, considerando-o inclusive o seu sucessor.

Foi um dos responsáveis por levar a música brasileira para o exterior na década de 90, sobretudo o Japão, onde realizou diversas tournés, gravações e mantém muitos alunos até hoje.

Entre os artistas que “abrilhantou”com o seu violão estão Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione, Cartola, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Nelson Gonçalves, Sílvio de Caldas, Orlando Silva, Paulinho da Viola, João Nogueira, Elton Medeiro, Ney Matogrosso e muitos outros nomes.

Além disso, também acompanhou os reconhecidos instrumentistas como Abel Ferreira, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, Dino 7 Cordas, Baden Powell, Artur Moreira Lima, Evandro do Bandolim, Paulo Moura, Raul de Barros, Carlos Poyares, etc.

vídeos